Futebol olímpico no calor de Manaus e na secura de Brasília

03/08/2016 às 22:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/08/2016 às 10:33

Oferecimento
Previsão especial para os jogos de 4 de agosto

 

 As primeiras seleções olímpicas masculinas de futebol começam a se enfrentar nesta quinta-feira, 4 de agosto. Os jogos acontecem no Rio De Janeiro, em Manaus, em Salvador e em Brasília.

As condições do tempo são completamente diferentes para cada local. Tem o calor úmido e o abafamento de Manaus e de Salvador, o calor e a secura do ar de Brasília, e a temperatura agradável e a umidade adequada do Rio de Janeiro.

Confira quem vai jogar nesta quinta-feira, 4 de agosto, e como vai ficar o tempo em cada local.

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro - Estádio Olímpico (Engenhão)

Honduras e Argélia jogam às 15 horas. Portugal e Argentina fazem a partida com inicio às 18 horas.

A cidade do Rio de Janeiro tem uma quinta-feira com sol e muitas nuvens, mas sem risco de chuva. A umidade no ar fica elevada o dia todo, sempre acima dos 60%. A temperatura fica agradável, sem calor e nem frio intenso. Embora fraco, o ventinho frio polar ainda chega ao Rio e vai fazer muita gente ter a sensação de um friozinho ao longo do dia e principalmente à noite.

De forma geral, a temperatura fica amena no Rio, mas alguns torcedores mais sensíveis terão a sensação de frio no fim da tarde e à noite.

O tempo deve agradar a maioria das jogadoras: nem frio, nem calor e a umidade do ar em níveis confortáveis nas duas partidas. Ninguém vai sentir o desgaste de um dia quente.

 

Brasília - Estádio Mané Garrincha

A seleção do Iraque enfrenta a Dinamarca às 13 horas. Às 16 horas, o Brasil estreia nas Olimpíadas contra a África do Sul.

As condições do tempo em Brasília talvez sejam as mais desgastantes para os jogadores e para o público em geral. O problema nem é tanto o calor e o sol forte, mas a secura do ar.

Esta quinta-feira promete ser um dia típico de agosto em Brasília: muito sol desde cedo e um céu azul praticamente sem nenhuma nuvem. O dia amanhece frio, mas esquenta rápido e a sensação de calor predomina à tarde. A temperatura cai rápido após o por do sol e a noite traz de volta a sensação de frio.

Será preciso muita água para aguentar a secura do ar que certamente vai incomodar os jogadores e os torcedores que não estiverem acostumados ao ar seco típico de Brasília. O nível de umidade deve ficar abaixo dos 60% praticamente o dia todo. Durante toda a tarde, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%.

 

 

 

A seleção olímpica brasileira de futebol vinha treinando no ar úmido e frio de Teresópolis, mas nesta quarta-feira já estava em Brasília e sentiu a secura do ar durante os treinos no estádio Bezerrão.

 

 

 

 

Manaus - Arena Amazônia

Em Manaus, os jogos acontecem à noite, o que vai amenizar o desconforto do calor tropical.

Suécia e Colômbia jogam às 19 horas e Nigéria e Japão se enfrentam a partir das 22 horas, considerando o horário de Brasília.

Das quatro seleções, a que mais deve sofrer com o ar úmido e quente de Manaus é a da Suécia, um país de Clima predominantemente frio. Mesmo à noite, a sensação de abafamento será grande.

Nesta quinta-feira, Manaus tem um dia de calor, com várias horas com sol forte. Mas a previsão é que áreas de instabilidade voltem a se formar sobre Manaus durante a tarde e provoquem pancadas de chuva principalmente no fim da tarde e à noite. Assim, não dá para descartar a chuva em algum momento dos dois jogos. Há risco de raios.

Os torcedores locais estão acostumados com o calor e a umidade do ar elevada, mas quem é de fora e vai para Manaus para ver o jogo e conhecer a cidade, poderá sentir um grande desconforto com o ar úmido e abafado.

Os jogadores também devem sentir um maior desgaste por causa do calor úmido de Manaus. A sensação será de mais calor do que os termômetros estarão marcando.

 

Como o tempo e o clima influenciam nos esportes

 

Salvador - Arena Fonte Nova

Na capital da Bahia, jogam México e Alemanha às 17 horas e às 20 horas, a seleção de Fiji enfrenta a República da Coréia.

Nesta quinta-feira, Salvador fica com tempo mais instável. A nebulosidade e as condições para chuva aumentam. A previsão é de um dia com muitas nuvens e períodos com sol, mas com risco de chuva a qualquer hora. A chuva não deve ser persistente e nem generalizada, mas pode ocorrer várias vezes durante o dia e à noite. Não há risco de raios. Há possibilidade de ventos moderados e algumas rajadas podem alcançar de 40 km/h a 50 km/h.

Com a umidade elevada e o ar quente, a sensação em Salvador será de calor o dia todo. A noite também será com sensação de calor.

Salvador não terá uma situação de calor intenso, mas a umidade elevada vai trazer uma sensação de abafamento. Torcedores e jogadores vão sentir um certo desconforto e um maior desgaste por causa do calor úmido.

 

No Clima de Viagem: Como aproveitar as Olimpíadas ao ar livre

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%