Friozinho de outono na Região Sudeste

21/04/2020 às 13:28
por Redação

Oferecimento
Madrugada de 21 de abril foi uma das mais frias deste ano até agora em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Será que vai esfriar mais?

O friozinho típico do outono foi sentido em muitas áreas da Região Sudeste na madrugada do feriado de 21 de abril. Temperaturas abaixo dos 10°C foram registradas nas áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira (entre RJ, MG e SP) e da Serra dos Órgãos (RJ). As capitais Belo Horizonte, Rio De Janeiro e São Paulo não registraram novos recordes de frio, mas tiveram uma das madrugadas mais frias deste ano até agora

 

Em São Paulo, a madrugada de 21 de abril, com teve temperatura mínima de 14,8°C  e foi a terceira mais fria em São Paulo até agora. O recorde atual de temperatura mais baixa é de : 14,2°C, em 10 de abril, segundo dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Os dados são da estação automática. Não está sendo feita a leitura nos instrumentos da estação convencional por causa das restrições para o combate à covid-19.

 

Em Belo Horizonte, a madrugada desta terça-feira, 21 de abril, também foi a terceira mais fria do ano até agora. O INMET registrou 15,5°C de temperatura mínima na estação meteorológica convencional (uma pessoa faz as leituras nos instrumentos) no bairro de Santo Agostinho. Esta temperatura também foi observada em 2 de março. O recorde atual de menor temperatura em Belo Horizonte é de 15,0°C, no dia 24 de março, segundo o INMET.

 

Dicas para se proteger de gripes, resfriados e da covid-19

 

No Rio de Janeiro, segundo o INMET, a temperatura mínima no feriado de 21 de abril foi de 15,7°C, no Alto da Boa Vista, e também foi uma das três menores temperaturas deste ano até agora. A madrugada mais fria de 2020 no Rio de Janeiro, por enquanto, foi a do dia 26 de março, quando a temperatura mínima baixou até 15,0°C, no Alto da Boa Vista.

 

 Em Vitória, a temperatura mínima foi de 21,7°C, por medição automática. O recorde atual de menor temperatura é de 19,2°C, em 14 de abril.

 

 

Foto de Priscila Rocha, Formiga (MG). A temperatura lá chegou a 13,3°C em 21/4/2020

 

 

 Como está #otempodajanela aí? Participe!

 

 

Confira algumas baixas temperaturas na Região Sudeste em 21/4/2020, com dados do INMET.

 

Monte Verde (MG): 5,6°C

Campos do Jordão: 7,5°C

Maria da Fé (MG): 7,6°C

Nova Friburgo/Salinas - área rural (RJ): 7,8°C

 

No Espírito Santo, a menor temperatura foi de 14,4°C em Santa Teresa, na região serrana capixaba.

 

No Parque Nacional do Itatiaia, na altitude de 2500 metros, a temperatura mínima foi de 3,8°C.

 

Imagens de satélite e geolocalização ajudam no combate à covid-19

 

Vai esfriar mais?

De forma geral, não deve esfriar muito mais na Região Sudeste ao longo da semana. As temperaturas vão continuar amenas à noite na maioria das áreas da Região, com um friozinho típico da estação em muitos locais. As áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ainda poderão registrar temperaturas um pouco abaixo dos 10°C.

 

Nas capitais, a tendência é de estabilidade ou de ligeira elevação da temperatura nos próximos dias. 

São Paulo segue a semana com sol, ar seco e sem previsão de chuva. O Rio de Janeiro também não deve ter chuva nos próximos dias. Belo Horizonte pode ter algumas pancadas de chuva com raios na tarde ou noite desta quarta, 22, e na quinta-feira, 23 de abril. Para Vitória, a previsão é de uma semana de sol, com chance de alguma chuva apenas no próximo sábado, 25 de abril.

 

 

#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Boa Vista - RR

25°
min

35°
max

15mm / 67%