Mundo tem segundo mês de abril mais quente da história

22/05/2020 às 23:25
por Redação

Oferecimento
No oceano, temperatura nunca tinha sido tão elevada desde o início das medições

Abril se tornou o terceiro mês consecutivo a ser o segundo mais quente já registrado no mundo, depois que o ano começou com o janeiro mais quente já visto em 141 anos de registros, de acordo com os cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA.

 

Ainda de acordo com informações da agência, o ano de 2020 também está sendo o mais quente já registrado no planeta, considerando os meses de janeiro a abril, com o gelo marinho do Ártico continuando seu recuo.

 

Abaixo estão os destaques do último relatório mensal da NOAA sobre o Clima global:

 

Clima em números

Abril de 2020

A temperatura média global em abril ficou 1,0ºC acima da média do século 20, o que torna o mês o segundo mais quente da história, atrás apenas de abril de 2016.

 

Os oito meses de abril mais quentes no mundo ocorreram a partir do ano de 2010. 

 

Do início do ano até agora (jan-abr)

A temperatura global entre janeiro e abril de 2020 ficou 1,1ºC acima da média, o que torna o período o segundo mais quente já registrado, atrás apenas de 2016.

 

Além disso, os quatro primeiros meses deste ano foram os mais quentes da história na Europa e na Ásia e os segundos mais quentes na região do Caribe e na América do Sul. Nenhuma área terrestre ou oceânica teve recorde de baixas temperaturas.

 

Outros eventos climáticos importantes

A temperatura global da superfície oceânica em abril de 2020 ficou 0,8ºC acima da média do século 20 e foi a mais alta para o mês desde que os registros mundiais começaram, em 1880.

 

A cobertura de gelo marinho em abril de 2020 ficou 6,5% abaixo da média de 1981 a 2010 e foi a quarta menor extensão já registrada no mês no Ártico.

 

 

Este texto é uma tradução e adaptação de conteúdo publicado pela NOAA. Para acessar a publicação original, clique aqui.