Mais frio para o Centro-Oeste

26/05/2020 às 17:37
por Angela Ruiz

Atualizado 26/05/2020 às 23:59

Oferecimento
Todas as capitais da região irão registrar baixas temperaturas ao amanhecer desta quarta-feira

A grande forte massa de ar polar que invadiu o Brasil e já provocou alguns recordes continua espalhando seu frio no Centro-Oeste. 

 

Frio em torno dos 10ºC já é intenso para o padrão de temperatura da maioria das áreas do Centro-Oeste e de acordo com os meteorologistas da Climatempo, a sensação ainda será de bastante de frio na madrugada e ao amanhecer desta quarta-feira.

 

De todas as capitais do Centro-Oeste, é Goiânia que pode registrar novamente um novo recorde de temperatura mínima para 2020. O recorde é de 13,3ºC, ocorrido nesta ultima terça-feira (26/05). Nas demais capitais, mesmo sem possibilidade de novos recordes a quarta-feira começa bem fria!

 

Ao londo do dia, o sol aparece e o ar seco predomina sobre os três estados e o Distrito Federal. Não há o maior sinal de chuva,pelo menso até quinta-feira. Além da presença do ar gelado, a falta de nuvens durante o período noturno vai aumentar a subsidência do ar e isso vai facilitar a perda de calor na atmosfera, o que vai deixar as noites mais frias.

 

Atenção para umidade relativa do ar baixa 

 

O alertá é para os índices de umidade relativa do ar que podem ficar abaixo de 30% em todo o estado de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás. De acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam nível de atenção; de 20% a 12%, alerta; e abaixo de 12%, alerta máximo.

 

Foto: Vinicius Simão - Santa Rita - GO

 

Ar seco preocupa população

 

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Com a baixa umidade, a recomendação é ingerir muito líquido. O ar seco é preocupante, já que no outono-inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. O ideal, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20 e 30%, as regiões entram em atenção.

 

Leia também: Novos recordes de frios nas capitais

Baixa umidade também prejudica a saúde dos pets

 

Você sabia que no canal de notícias Saúde você encontra outras informações relacionadas ao impacto do Clima na saúde? Clique aqui e veja 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

27°
max

30mm / 67%