Guarda-chuvas viram máscaras de tecidos para ONGs

10/06/2020 às 17:36
por Redação

Oferecimento
As máscaras, produzidas pela Estamparia Social, serão doadas a ONGs que atuam no centro da capital, como a Coletivo Arouchianos e a Missão Belém

A Quicko, startup de Mobilidade Urbana, em parceria com a Rentbrella, startup de compartilhamento de guarda-chuvas, e a ONG Estamparia Social, criaram ação para ajudar no combate à disseminação do covid-19.

 

A campanha, intitulada "Guarda + que Chuva" doará mais de mais de cinco mil máscaras reutilizáveis para duas instituições de São Paulo: a Coletivo Arouchianos, que atende a comunidade LGBTQI+, e o Movimento Religioso Missão Belém, com pessoas em situação de rua. 

 

As máscaras foram feitas com os tecidos dos guarda-chuvas da Quicko, que eram disponibilizados pela Rentbrella, e que seriam descartados. A confecção foi feita Estamparia Social. “Parte dos guarda-chuvas que a Quicko oferecia para as pessoas se protegerem nos deslocamentos pela cidade em dias chuvosos agora viraram máscaras para dar mais segurança para aqueles que precisam sair de casa mesmo diante do risco da covid-19.

 

Com a ação, queremos estimular a prevenção ao novo coronavírus, dar oportunidade de renda para profissionais que precisam e reaproveitar um material que não tinha mais uso.”, explica Pedro Somma, CEO da Quicko. "A Rentbrella, assim como a Quicko, está transformando a mobilidade urbana da nossa cidade. Incentivamos a cultura do compartilhamento e consumo consciente, e o descarte sustentável dos tecidos dos guarda-chuvas sempre foi uma preocupação para nós.

 

Quando nos deparamos com o projeto da Estamparia Social e a possibilidade de ressignificar os tecidos em máscaras, quisermos ajudar. Poder levar cuidado e proteção àqueles que precisam durante esse momento tão difícil, e simultaneamente apoiar uma cadeia sustentável de produção, é muito gratificante, além de ser nossa responsabilidade como empresa." relata Nathan Janovich, CEO da Rentbrella.

 

Participar de uma campanha como essa é um prazer, pois envolve o socioambiental, o pilar do nosso projeto. Ressignificar um produto que provavelmente seria descartado em outro que possa ser distribuído é uma honra”, diz Robson Sanchez, gestor e fundador da Estamparia Social.

 

Uma das ONGs que receberão as máscaras doadas pela Quicko e a Rentbrella é a Coletivo Arouchianos, que existe desde 2016 e surgiu para promover ações socioculturais, artísticas e esportivas para a comunidade LGBT+ localizada na Praça Largo do Arouche, no Centro de São Paulo.

 

A parceria com a Quicko representa proporcionar segurança as pessoas que atendemos e fico muito impressionado pela atitude de reaproveitar os guarda-chuvas em prol da sustentabilidade e da solidariedade”, explica Helcio Beuclair, um dos fundadores da Arouchianos.

 

O Movimento Religioso Missão Belém irá disponibilizar as máscaras doadas aos mais de 2,3 mil moradores em situação de rua que foram acolhidos pelo projeto e aos voluntários, entre eles profissionais da saúde, que vão ao encontro dos doentes e os convidam para morar nas residências do movimento. “Vejo esta parceria como de grande importância, já que poderemos investir em medicamentos e alimentos, tendo a segurança de receber as máscaras doadas pelas startups”, explica Caio Ferreira, responsável pela organização.   

 

Dicas para manter sua máscara sempre higienizada

 

A sua máscara precisar estar sempre higienizada. Confira, abaixo, dicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para mantê-la sempre limpa.

 

1 – A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;

2 – Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

3 – Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos;

4- Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

5 – Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;

6- Garantir que a máscara não apresenta danos (problemas de ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substitui-la;

7 – Guardar em um recipiente fechado.

* Para preparar a solução, é só diluir duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água.

 

 

Leia também: Insuficiência respiratória e suas causas em tempos de pandemia

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%