Confira a previsão para o Dia dos Pais em todo o Brasil

08/08/2020 às 13:06
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Domingo será de sol e tempo firme na maioria das áreas

Uma grande e forte massa de ar seco vai predominar sobre a maioria das áreas do país neste domingo de Dia dos Pais, o que vai impedir a ocorrência de chuva em várias regiões. No entanto, algumas áreas de instabilidade conseguem se formar e provocam chuva em parte do Norte e Nordeste do Brasil. Confira a previsão!

 

Sul

Uma frente fria passa afastada por alto mar na altura da costa do Rio Grande do Sul neste domingo, mas não tem força suficiente para romper o bloqueio atmosférico que atua sobre a Região Sul. Mesmo assim, a circulação de ventos deixa o amanhecer bem nublado no extremo sul gaúcho, mas aos poucos o sol aparece forte e predomina sobre esses locais.

 

Em todas as outras áreas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, o Dia dos Pais será de tempo firme, com temperaturas em elevação à tarde. No entanto, o dia ainda começa frio e com possibilidade de névoa e nevoeiro entre o Vale do Itajaí e a capital Curitiba. Em áreas do interior paranaense, os índices de umidade relativa do ar vão ficar muito abaixo do recomendável à tarde!

 

Sudeste

Os ventos que sopram do mar ainda vão colaborar para o transporte de umidade sobre áreas do Sudeste do Brasil neste domingo. Por isso, o sol aparece entre muitas nuvens o dia todo no norte do Espírito Santo e nos vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, mas sem previsão de chuva. O amanhecer também será de céu bastante encoberto em todo o centro-sul capixaba, inclusive em Vitória, e na Baixada Santista, mas aos poucos o sol aparece e predomina.

 

Em todas as outras áreas do Sudeste, inclusive nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, o Dia dos Pais será de sol forte e tempo firme. Na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira e no interior fluminense, a previsão é de um dia de nebulosidade variável, mas com várias aberturas de sol. 

 

A umidade relativa do ar permanece muito abaixo do recomendável nos períodos mais quentes do dia na maioria das áreas paulistas e no interior mineiro. Quem estiver nesses locais, deve redobrar os cuidados com a saúde e se manter muito bem hidratado.

 

Leia também: Lua oculta o planeta Marte da madrugada do domingo

 

Centro-Oeste 

O ar seco e quente continua predominando em todo o Centro-Oeste do país neste domingo. O sol aparece forte desde cedo nos três estados e no Distrito Federal, e as temperaturas entram em rápida elevação. Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os índices de umidade do ar poderão ficar inferiores a 20% nas horas mais quentes do dia, o que caracteriza situação de alerta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

iStock-886883820

Foto: iStock

 

Nordeste

Os ventos que sopram do mar ainda levam bastante umidade para a costa leste do Nordeste neste Dia dos Pais. Por isso, o céu permanece bastante encoberto e pode chover a qualquer hora em todo o litoral da Bahia, inclusive em Salvador, e nos estados de Sergipe e Aracaju. No entanto, não há risco de temporais sobre essas áreas.

 

O sol aparece entre nuvens e chove de forma passageira entre as capitais Recife, João Pessoa e Natal. Já em São Luís, o dia começa com sol, mas pode chover de forma isolada entre a tarde e a noite.

 

Em todas as áreas do Ceará e do Piauí, assim como no interior do Nordeste, o sol ainda aparece forte e predomina o dia todo. A umidade permanece elevada apenas na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, que terão um dia de sol entre muitas nuvens. Nas demais áreas da Região, o ar fica extremamente seco principalmente à tarde.

 

Norte

A maioria das áreas do Norte do Brasil continua sob influência de uma forte massa de ar seco. Neste domingo, o tempo permanece firme em praticamente todas as áreas do Amazonas, no Acre, no interior do Pará e no Tocantins. Por outro lado, algumas pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia sobre os estados de Roraima, Amapá e no oeste amazonense. Nas capitais Belém e Manaus, o tempo fica firme. 



A Climatempo deseja um Feliz Dia dos Pais a todos! 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

40mm / 90%