Depressão Tropical avança na Península de Yucatan

21/08/2020 às 15:34
por Joao Basso

Atualizado 21/08/2020 às 16:48

Oferecimento
Nesta época, as condições de clima favorecem à ocorrência deste tipo de fenômeno atmosférico

Análise da Depressão Tropical

A Depressão Tropical Quatorze centrada próxima de 15,4 °N de latitude 83,1 °O de longitude às 06h00 (horário local de Brasília), segundo a última atualização do National Hurricane Center (NHC/NOAA) a aproximadamente 30 km do Cabo de Dios, na fronteira de Nicarágua e Honduras. O sistema está se deslocando de Oeste-Noroeste com velocidade de 10 nós (aproximadamente 19 km/h). O centro de baixa pressão estimado é de 1007 mb. Os ventos sustentados chegam a alcançar 30 nós (55 km/h), com rajadas chegando aos 40 nós (aproximadamente 75 km/h).  Nota-se convecção moderada entre 555 km e 120 km  dos quadrantes Nordeste e Noroeste.

 

Previsão para os próximos dias

 

O centro do sistema se move próximo ou nas áreas costeiras do norte de Nicarágua e nordeste de Honduras, incluindo as Ilhas Bay hoje e se aproximam da costa leste da Península de Yucatan, no México, neste sábado (22). O centro do sistema deve cruzar a Península de Yucatan no sábado à noite  e se desloca no centro-sul do Golfo do México no domingo (23). A previsão indica que o sistema ganha força nos próximos dias e a depressão deve passar à categoria de Tempestade Tropical ainda nesta sexta-feira (21). O sistema ainda deve ficar próximo ou categorizado como Furacão quando alcança a Península de Yucatan do México no final deste sábado. A perda de força do sistema é esperada quando o sistema atravessa a Península de Yucatan no sábado (22) à noite. O sistema ganha força no domingo (23), quando ele se move nas áreas do oceano e entra no sul do Golfo do México.

 

Desastres que podem acontecer em terra

Ventos: Condições de tempestade tropical são esperadas primeiramente no leste da costa de Yucatan, com aviso para a área nesta tarde de Sábado, fazendo com que atividades ao ar livre se tormem difíceis ou perigosas. Condições de Furacão são possíveis entre a área de atenção até o final do sábado.

 

Condições de tempestade tropical são possíveis nas áreas de aviso no norte da costa da Península de Yucatan no sábado à noite e no domingo.


CHUVA: A depressão deve produzir o seguinte acumulado de chuva até domingo: Porções orientais dos estados mexicanos de Quintana Roo e Yucatan: 76 a 152 mm, totais máximos isolados de 254 mm. Esta chuva pode resultar em áreas de inundações repentinas.

 

Honduras oriental: 51 a 112 mm.

 

Nordeste da Nicarágua e Ilhas Cayman: 25 a 51 mm.

 

Veja ainda: NOAA prevê temporada ativa de furacões no Atlântico em 2020

 

FONTE:  65/5000 Imagem de satélite Geocolor do Atlântico Ocidental. Gráficos: CIRA NOAA

FONTE:  Imagem de satélite Geocolor do Atlântico Ocidental. Gráficos: CIRA NOAA

Texto traduzido por João Basso, meteorologista da Climatempo.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%