Calorão e secura no ar predominam no BR hoje

08/09/2020 às 07:17
por Redação

Oferecimento
A maioria das áreas do Brasil está dentro de uma forte massa de ar seco que inibe a formação da nebulosidade de chuva.

Áreas de instabilidade no Sul do Brasil estão perdendo força, mas na manhã de hoje ainda podem provocar chuva forte no litoral de Santa Catarina. 

 

A maioria das áreas do Brasil está dentro de uma forte massa de ar seco que inibe a formação da nebulosidade de chuva.

 

Nuvens carregadas crescem em parte do Acre, do Amazonas, Roraima e do Pará. As nuvens que passaram no começo da noite de ontem sobre Rio Branco, capital do Acre, provocam rajadas de vento de 81 km/h.

 

mapa-previsao-0809

 

Sol e ar seco predominam no país

Esta terça-feira promete ser mais um dia com tempo seco e o sol por quase todo o Brasil. . As temperaturas permanecem elevadas na maior parte do país. 

 

No Sul, grande parte das nuvens carregadas se dissipa e o sol aparece sobre a maior parte da Região. Mas ainda tem previsão de chuva por quase todo o litoral. Tem risco de temporal de manhã no litoral de Santa Catarina, que pode atingir também Florianópolis. Céu nublado e chuviscos no centro-leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.

 

Terça-feira nublada e com chuviscos à tarde e à noite no litoral de SP. Na capital, apesar do aumento de nuvens, não chove.

 

Previsão de chuva para a região do Recôncavo, o litoral norte da Bahia, Paulo Afonso, Sergipe e Alagoas. Chove rapidamente no litoral leste do Rio Grande do Norte.

 

Os estados do Acre, Amazonas e Roraima podem ter pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.

 

Calor continua

As temperaturas permanecem elevadas em praticamente todo o país. Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 37°C e 40°C . 

 

 

 

Foto de Everton Precaro, São Carlos (SP)

 

 

Alertas e riscos meteorológicos previstos para hoje

Para esta terça-feira, o alerta é para temporais apenas na madrugada no litoral sul de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. A chuva tende a diminuir no decorrer do dia.

 

Atenção para chuva forte também na madrugada de hoje na região do litoral norte do Rio Grande do Sul, na serra gaúcha e catarinense e no Vale do Itajaí.

 

A Marinha alerta para ressaca pela manhã na região entre Mostardas (RS) e Laguna (SC), com ondas de até 2,5 metros.

 

Atenção para rajadas de vento moderadas a fortes no litoral sul gaúcho e na região entre Cabo Frio (RJ) e Vitória (ES).

 

Atenção para chuva moderada no litoral norte da Bahia e em Sergipe.

 

A região oeste do Acre, todo o centro-oeste do Amazonas e Roraima passam esta terça-feira em atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento

 

Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% continuam a ser observados na maior parte do interior do país nesta terça-feira, 8 de setembro. Mas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de Goiás, os níveis de umidade continuam muito baixos e ficam entre 10% e 19%.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%