Vento da direção nordeste ganha força no litoral do RJ

10/09/2020 às 20:24
por Redação

Oferecimento
Rajadas mais intensas podem chegar a 70km/h em parte da costa do estado

O vento da direção nordeste é muito comum no litoral do estado do Rio De Janeiro, mas em algumas situações, as rajadas ficam fortes e mais frequentes. É o que acontece nos próximos dias. A previsão é de que na sexta-feira (11) e no fim de semana as rajadas alcancem até 70km/h na região dos Lagos e no litoral norte fluminense, e até 50km/h na região do Grande Rio.

 

Nesta sexta-feira, o dia ainda será de muito sol em todo o estado, mas a temperatura não sobe muito devido à passagem de uma frente fria fraca por alto mar, na altura da costa fluminense. No entanto, o ventinho mais fresco causado por este sistema vai perder força no sábado, e aí o ar volta a esquentar bastante. Cariocas e fluminenses vão ter um fim de semana de calorão!

 

Chuva à vista

Com a aproximação de uma frente fria, calor será intenso no Rio de Janeiro na segunda-feira (14). O vento muda de direção e passa a soprar de norte, vindo do interior do continente, o que vai ajudar a temperatura subir. 

 

Na terça-feira (15), com a chegada de uma frente fria, a previsão é de chuva entre o Grande Rio e a região dos Lagos. No entanto, não há expectativa para temporais e nem para chuva volumosa.


Leia também: La Niña - ELA CHEGOU!

 

Foto de Bruno Ferraz Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

 

Vento de nordeste no RJ

Uma grande sistema de alta pressão atmosférica se desloca sobre mar, afastando-se da costa da região Sudeste. São os ventos da periferia desse sistema de alta pressão que chegam ao litoral do Rio de Janeiro nos próximos dias.

 

Porém, alguns fatores locais relacionados com o formato da costa do litoral fluminense fazem com que a direção nordeste fique predominante.

 

Entre a região dos Lagos, onde está a região de Cabo Frio e de Búzios, e o litoral norte Fluminense, onde estão Macaé e Campos dos Goytacazes, o litoral tem uma orientação de leste/nordeste. Já na região da cidade do Rio de Janeiro, o desenho do litoral é diferente, como é possível ver no mapa abaixo.


ll
Na cidade do Rio, a orientação da costa é voltada para sul. Por lá, os ventos mais impactantes, que chegam mais fortes, são os ventos vindos de sul e de sudoeste.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%