Calor intenso bate recorde hoje em várias capitais do Brasil

12/09/2020 às 09:01
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Confira a previsão e alertas meteorológicos para este sábado

A passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul e a presença de ventos quentes sobre o Sul do Brasil estimulam a formação de áreas de instabilidade que podem provocar chuva forte no estado.

 

Apesar do calor intenso, o ar muito seco que predomina sobre o Brasil inibe a formação de nuvens sobre a maior parte do país. 

 

Nuvens carregadas, que podem provocar chuva forte, se formam entre Roraima, Rondônia, Amazonas e Acre.

 

mapa-previsao-1209

 

Previsão para sábado, 12 de setembro

A passagem de uma nova frente fria traz chuva forte para o Rio Grande do Sul. O tempo fica chuvoso na Uruguai e chove forte por lá. A previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para a serra e o planalto gaúcho. Em Porto Alegre, pode chover a qualquer hora.

 

Dia de sol e até calor nas outras áreas da Região Sul. 

 

As demais áreas do o Sudeste, o Centro-Oeste e a maioria das áreas do Nordeste e parte do Norte, passam este sábado com muito sol e calor, e com baixa umidade no ar. 

 

A previsão é de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite no Acre, em Rondônia, no Amazonas, Roraima e entre o Amapá e norte do Pará.

 

iStock-509907734

Fonte: iStock

 

Muito calor no Brasil

Este fim de semana será muito quente no Brasil. Temperaturas muito elevadas especialmente no Centro-Oeste. Os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, Paraná, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 37°C e 43°C .

 

As capitais São Paulo, Rio De Janeiro, Campo Grande e Cuiabá podem bater o recorde de calor para este ano. Mas Cuiabá poderá registrar a maior e temperatura de sua história climática que começou em 1911. O recorde histórico atual é de 42,6°C registrados no dia 10 de outubro e também no dia 10 de setembro.

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Sábado com alerta para temporais no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul por causa da passagem da frente fria. Para o centro, oeste e nordeste gaúcho e sul de Santa Catarina, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de forte intensidade.

 

O centro-sul do Amazonas, o Acre, o norte de Rondônia e a região entre Belém e Macapá também ficam em atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento de forte intensidade.

 

A faixa norte da Região Nordeste fica em atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, entre 40 e 55 km/h 

 

No Sudeste, atenção para rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h entre a região dos Lagos (RJ) até Vitória

 

Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% devem ser observados na maior parte do interior do país. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, no centro-sul do Tocantins, centro-oeste de Minas Gerais e em São Paulo, os níveis de umidade ficam extremamente baixos, atingindo situação de emergência, entre 10% e 19%.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

32°
max

30mm / 90%

Cuiabá - MT

24°
min

35°
max

0mm / 0%