Calor volta forte em SP e RJ ainda nesta semana

15/09/2020 às 11:09
por Angela Ruiz

Atualizado 15/09/2020 às 14:16

Oferecimento
Algumas capitais do Sudeste podem registrar novo recorde de temperatura máxima. Veja os detalhes

Nem vai dar tempo de curtir o refresco em parte de São Paulo, Rio De Janeiro e algumas áreas mineiras e o calor já tem hora para voltar.

 

A partir desta quarta-feira, a temperatura dispara novamente com a volta do sol forte e o afastamento do ar frio de origem polar. Veja os detalhes:

 

São Paulo

 

O dia começa com nuvens intercalando períodos de sol pela manhã na faixa leste paulista. O ar vai se aquecendo e as nuvens diminuem. A tarde o sol já estará brilhando mais forte nesta quarta-feira. No interior paulista, o ar continua quente e seco e o nível de umidade no ar despenca nas horas mais quentes do dia. Na quinta-feira, 17, o calor aumenta na capital e pode bater novo recorde. Atualmente, a maior temperatura registrada na cidade de São Paulo este ano foi de 34,1°C no sábado, 12 de setembro, pela medição oficial do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Rio de Janeiro

 

A cidade do Rio de Janeiro, começa o dia com possibilidade de chuva rápida, mas o sol retorna com força e a tarde a temperatura sobe rápido. No norte fluminense, os ventos úmidos vão ajudar a espalhar muitas nuvens e o tempo fica mais instável pela manhã com chuva que vai e vem, mas a partir da tarde a nebulosidade perde força e o sol aparece mais e a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas. No interior do Rio de Janeiro, o ar quente e seco predomina, faz calor e não chove.

 

Minas Gerais

 

Depois daquele refresco em áreas da zona da mata mineira, a tendência é de elevação de temperatura. O predomínio em todo o estado de Minas Gerais será do ar quente e seco. A temperatura volta a disparar. A umidade relativa do ar cai nas horas mais quente do dia. Para se ter uma ideia, no próximo sábado, dia 19 de de setembro, o último do Inverno, a capital mineira poderá registrar um novo recorde. 

 

Espírito Santo

 

O sol predomina em todo o Espírito Santo. Nesta quarta-feira, os ventos úmidos espalham nebulosidade sobre a faixa litorânea, inclusive na Grande Vitória que começa o dia com tempo mais carregado e possibilidade de chuva rápida. Pelo interior, o ar seco domina o cenário, faz calor e não chove.

 

Veja no mapa abaixo a tendência de temperatura. Observe que entre os dias 15 e 18/09 a temperatura máxima tende a subir e o calor volta a predominar.

 

temp11  

Leia também: Primavera vai começar com grande frente fria

 

Fonte: IStock

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

30mm / 67%