Fumaça se espalha sobre o Grande Rio neste fim de semana

19/09/2020 às 14:46
por Redação

Oferecimento
O último fim de semana do inverno será de grandes mudanças no tempo na região.

O Brasil lidera o ranking de queimadas na América do Sul, e de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), só neste mês, o território brasileiro registrou 52.211 focos de incêndio(de 01/09 a 18/09).

 

A fumaça dessas queimadas se espalham sobre grande parte do país, como é possível observar nos tons acinzentados no satélite abaixo:

 
Fonte: Satélite Terra (NASA)

Satélite Terra (NASA)

 

A cidade de São Paulo amanheceu muito poluída e com a qualidade do ar prejudicada. 

 

A fumaça também chegou ao Rio De Janeiro neste sábado(19). Com isso, a cidade do Rio teve um dia com céu esbranquiçado e com pouca nitidez do sol. Além disso, a umidade marítima também favoreceu a formação de muita névoa sobre a capital, o que prejudicou a visibilidade em muitas áreas da capital e do Grande Rio.

 

 Giavanna Pinheiro_nevoa_fumaça

Foto por Giovanna Pinheiro, Rio de Janeiro/RJ

 

A tendência é que a fumaça continue se espalhando sobre o estado no decorrer do fim de semana. A frente fria que está à caminho do estado deve trazer algumas pancadas isoladas de chuva no final da tarde e na noite do sábado, mas a chuva ainda não será forte o suficiente pra limpar de vez a atmosfera e a qualidade do ar ainda deve ficar prejudicada. É durante o domingo que as condições de chuva aumentam mais no estado do Rio de Janeiro e esta situação será amenizada.

 

Não dá para descartar chuva preta, com tons mais escurecidos no Grande Rio neste fim de semana.

 

Alerta de mudanças no tempo

Neste domingo, o tempo fica fechado e chuvoso. O alerta é para chuva forte e volumosa no decorrer do dia, e com rajadas de vento de até 70km/h.

 

Atenção com a queda de temperatura!

Depois de um sábado bem quente, com temperaturas em torno de 35°C na capital, o domingo vai ser frio da cidade. A máxima não vai passar dos 24°C. O começo da semana também será instável e frio. Confira detalhes aqui.

 

Veja também:

Entende o que é equinócio da primavera

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%