Primavera começa com frente fria e muita chuva no Rio de Janeiro

22/09/2020 às 10:18
por Redação

Atualizado 22/09/2020 às 10:41

Oferecimento
Confira a tendência para os primeiros dias da estação!

A frente fia que chegou ao Sudeste do Brasil no último fim de semana provocou muita chuva na cidade do Rio De Janeiro neste fim de inverno. A tendência é que o começo da primavera ainda seja marcado por bastante chuva na região.


A nova estação começa às 10h31(horário de Brasília) desta terça-feira, 22 de setembro.

 

Confira a tendência para a primavera no Sudeste

 

Segundo dados do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, entre 9 horas da manhã de ontem(21) e 9 horas da manhã de hoje(22), o acumulado já era de 150mm no Alto da Boa Vista em um período de 24 horas. A média para a região no mês de setembro é de 148mm. Nesse mês, o acumulado de chuva já chega 250mm na região.


Na Saúde, próximo ao centro da cidade do Rio, já choveu 42mm nas últimas 24 horas (entre 9h de ontem e 9h de hoje). O mês de setembro de 2020 já acumula 51mm na região, e a média mensal é de 64mm.


No Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, a média mensal de setembro é de 116mm. Em setembro de 2020 já choveu 109mm, e nas últimas 24 horas um total de 65mm. A chuva chegou a ser forte em alguns momentos, mas o que predominou foi a ocorrência de chuva moderada por um longo período.

 

chuva_RJ_RiodeJaneiro_IStock

Fonte: IStock

 

Tendência

A previsão é de mais chuva para o Rio de Janeiro. Na manhã desta terça a chuva vem moderada a forte e ainda pode acumular grandes volumes.  Os cariocas devem ficar atentos, pois não dá para descartar novos alagamentos, e até queda de árvore, por causa da ventania. As rajadas ainda podem alcançar os 70km/h. 

Entre a tarde de hoje e a madrugada de quarta-feira,  as instabilidades avançam para o norte do estado, por isso, neste período há risco de chuva forte e volumosa nestas áreas. Na capital a chuva fica mais fraca entre a tarde e a noite desta terça.

Além disso, as temperaturas seguem baixas no Rio de Janeiro. Hoje a máxima é de 22°C na cidade. Veja aqui como fica a temperatura nos próximos dias.

 

Da quinta-feira em diante, o sol volta a aparecer no estado e a chuva vai perdendo força. As temperaturas entram em elevação, e até o fim da semana, volta a fazer calor, com máximas perto de 30°C.

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

24°
min

30°
max

30mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%