Sudeste do Brasil terá muita chuva nos próximos dias

29/10/2020 às 15:27
por Redação

Oferecimento
Volumes acumulados passarão de 100mm em praticamente toda a Região. Feriado será chuvoso em várias áreas.

O Sudeste do Brasil deve se preparar para enfrentar muita chuva nos próximos dias, inclusive no Dia de Finados. Entre esta sexta-feira (30) e a próxima terça (5), os acumulados serão muito expressivos na maior parte da Região. Em praticamente todas áreas de Minas Gerais e do Rio De Janeiro, no Espírito Santo e no norte e litoral paulista, os volumes irão superar os 100mm. Confira a projeção de chuva no mapa abaixo.

 

0f265686-4c43-4cbc-9a5f-83b3347dc4d4


Muita chuva entre sexta e sábado

Entre sexta-feira e sábado, dias 30 e 31 de outubro, a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste e a circulação dos ventos associada a um sistema de baixa pressão atmosférica vão provocar fortes temporais no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em todas as áreas desses estados, a chuva vai ocorrer a qualquer hora e deve vir acompanhada de fortes rajadas de vento. A situação mais preocupante fica entre o litoral paulista, a região serrana do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e o extremo sul de Minas - nesses locais, há potencial para granizo, e a chuva extrema pode causar transtornos.

 

No Espírito Santo, a sexta-feira ainda será de pancadas de chuva, mas sem risco de tempestades. No entanto, a partir de sábado, as áreas de instabilidade ganham força no estado e provocam chuva intensa e muito volumosa, inclusive na capital Vitória.

 

Fonte: iStock

 

Novembro começa com muita chuva

No domingo, dia 1 de novembro, as áreas de instabilidade mais pesadas já vão ter perdido força na maior parte do estado de São Paulo. No entanto, a capital, o litoral e o norte paulista ainda terão um dia chuvoso, praticamente sem aberturas de sol. A mesma previsão é válida para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e para a maior parte de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. Neste dia, os maiores volumes de chuva serão observados entre o norte capixaba e o Vale do Jequitinhonha.

 

Na segunda-feira, feriado de Finados, a nebulosidade ainda vai persistir e há possibilidade de chuva fraca a moderada em todo o litoral do Sudeste, inclusive nas capitais Rio de Janeiro e Vitória. Ainda há risco de temporais entre o norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Na Grande São Paulo e na capital mineira, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove.

 

Leia também: La Niña mais forte

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%