Outubro de 2020 termina em Blue Moon

30/10/2020 às 13:05
por Redação

Atualizado 30/10/2020 às 13:28

Oferecimento
Sabia que só fevereiro não pode ter Blue Moon? Confira esta e outras curiosidades sobre este evento e veja se as nuvens vão deixar você ver a Lua cheia.

Outubro de 2020 termina com uma linda Lua cheia que será também uma Blue Moon. Este é um termo popular para designar a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário comum. Esta é a definição mais usada atualmente para uma Blue Moon, mas não é um termo técnico usado em Astronomia.

 

O professor Marcos Calil e a meteorologista Josélia Pegorim preparam estas explicações para você aprender muita coisa legal sobre a Lua cheia Blue Moon. 

 

A Lua vai ficar azul mesmo?

A Lua Cheia de 31 de outubro de 2020 será uma Lua Azul, mas Infelizmente, não ficará com cor azul! O que iremos observar a olho nu será um belo nascer da Lua Cheia, no horizonte leste, cerca de 15 minutos após o ocaso do Sol. Mas, vale observar esse belo nascer da Lua, sabendo de toda a história que envolve a Lua Azul. Afinal, a próxima Lua Azul só ocorrerá em agosto de 2023.

 

O que vamos ver, se as nuvens deixarem, será uma maravilhosa Lua cheia, linda como sempre é, mas com sua cor amarelada, prateada ou acinzentada como normalmente aparece. 

 

Se as nuvens deixarem....

O mapa mostra uma previsão da visibilidade da Lua cheia de 31/10/2020, considerando a quantidade de nuvens esperada sobre o Brasil.

As regiões com 3 símbolos de lua terão boa visibilidade. Nas áreas com 2 símbolos de lua,  o céu terá nuvens, mas que não vai esconder a lua por muito tempo. Então, precisa de um pouquinho de paciência para ver a Blue Moon.

Já nas áreas com apenas 1 símbolo de lua, a quantidade de nuvens será muito grande, o risco de chuva é alto, e só mesmo com muita sorte para ver a Blue Moon.

 

Boa sorte e bons céus, como diz o professor Marcos Calil

 

 

Nuvens e visibilidade da alua cheia em 31-10-2020

 

 

Gosta de observar os astros? Que tal ter um telescópio? Não perca a live sobre telescópios com os professores Marcos Calil e  Ednilson Oliveira. Será no dia 3 de novembro, terça feira, às 19:30 (hora de Brasília). 

 

Outras curiosidades sobre a Lua Azul

Fevereiro é o único mês que não tem Lua Azul. Isto acontece porque a duração do mês, mesmo quando é bissexto, é menor do que o ciclo lunar completo que é de aproximadamente 29,5 dias. 

Considerando a definição atual de Lua Azul como sendo a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário, o evento se repete a cada 2 anos e meio, em média. 

 

O ano de 2018 foi especial em relação ao evento da Lua Azul. Além de ter tido duas Luas Azuis, as duas duas Luas cheias coincidiram com o perigeu lunar e, portanto, foram superluas.

 

O próximo ano com duas Luas cheias Blue Moon será o ano de 2037. Os meses de janeiro e março de 2037 terão duas Luas cheias.

 

Em 1 e 31 de janeiro de 2037 teremos Lua cheia. A Lua cheia do dia 31 será uma Blue Moon.

Em 1 e 31 de março de 2037 teremos Lua cheia. A Lua cheia do dia 31 será uma Blue Moon.

 

 

Lua cheia Blue Moon - 31-3-2018 em São José da Lagoa Tapada PB), por Rogério Sousa

 

 

 

O que é Lunação

Antes de falarmos sobre a Lua Azul (em inglês, Blue Moon), devemos saber que à medida que a Lua orbita ao redor da Terra, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. A Lua faz um giro completo ao redor do nosso planeta em 29 dias 12 horas 44 minutos e 2,9 segundos. Esse período é chamado de Mês Sinódico, Lunação ou Período Sinódico da Lua.

 

Vamos exemplificar. Partindo, por exemplo, da fase da Lua Cheia, até a ocorrência da outra fase da Lua Cheia, temos um período de aproximadamente 29,5 dias.

Uma vez entendido isso, podemos aprender a origem do termo Lua Azul e como o conceito foi se modificando ao longo dos anos.

 

 

Blue moon: várias definições

Acredita-se que o termo Lua Azul tenha se originado em 1883. Tudo começou quando o vulcão Krakatoa entrou em erupção. Este vulcão está localizado numa ilha vulcânica situada no estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na província Indonésia. Por causa da forte erupção, muita poeira vulcânica foi jogada na atmosfera. Dizem que a quantidade de poeira foi tão intensa que a Lua ficou com uma cor azulada. Daí o termo Blue Moon começou a se propagar no mundo inteiro. 

 

Mas, a nossa história não para por aí. Antes mesmo da erupção do vulcão Krakatoa, durante a construção dos calendários, a Lua também foi utilizada para a marcação do tempo. Por causa disso, foi natural que para cada mês a Lua tivesse um nome. Algo semelhante como o nosso calendário, uma vez que para cada mês atribuímos um nome: janeiro, fevereiro, março e assim por diante. 

 

Porém, um fato curioso para o Calendário Lunar é que, como a Lunação possui um período aproximado de 29,5 dias, se comparado com o calendário solar, para os povos que adotaram o Calendário Lunar existia a ocorrência de 13 meses. Daí, o termo Lua Azul era utilizado para os anos que ocorriam 13 luas cheias quando acontecia a terceira Lua Cheia, das quatro luas que ocorriam entre um equinócio e um solstício. 

 

Os séculos se passaram e, recentemente, em julho de 1943, uma importante revista astronômica, a Sky and Telescope, publicou um artigo de nome Star Quiz. Neste artigo, o autor afirmava que a segunda Lua Cheia que ocorreria dentro de um mesmo mês deveria ser chamada de Lua Azul. 

 

Essa interpretação errônea do termo se repetiu na mesma revista, em março de 1946. Não podemos culpar o autor pelo erro, pois o cálculo da ocorrência da Lua Azul, nos moldes do Calendário Lunar era muito complicado de ser realizado, mesmo para os Almanaques publicados na época, ou seja, as efemérides astronômicas publicadas pelos astrônomos da época. Tomando como base a publicação realizada em 1937, pelo Almanaque Maine Farmer, o autor do artigo Star Quiz interpretou que a Lua Azul ocorreria sempre quando tivéssemos uma segunda Lua Cheia dentro de um único mês. A questão é que essa definição foi amplamente divulgada e incorporada pelas pessoas que leram a revista e, como consequência, acabou se tornando a definição atual.

 

Portanto, quando afirmamos que teremos a Lua Azul, em 31 de outubro de 2020, às 11 horas e 49 minutos, estamos nos referindo a definição atual. Ou seja, a segunda ocorrência da Lua Cheia no mesmo mês. A primeira Lua Cheia deste mês de outubro ocorreu no primeiro dia 1, às 18 horas e 05 minutos.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%