Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Geada atinge áreas agrícolas do Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Daiana Albino -  Paraguai - Estado do Alto Paraná, cidade Los Cedrales

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Daiana Albino - Paraguai, Estado do Alto Paraná , cidade Los Cedrales

 

O amanhecer desta segunda-feira foi congelante em várias áreas agrícolas do Sul do Brasil. Conforme previsto pela Climatempo, as temperaturas ficaram muito baixas e houve registro de geada em várias localidades produtoras. A massa de ar polar entrou com força no Sul e provocou congelamento e geada.

 

A produtora Kátia Ferrer de São Joaquim (SC), gravou um vídeo e mostra detalhes da água do gado que congelou assim como a superfície do solo. Por whatsapp, a produtora já fala em geada negra que queimou parte de sua plantação e não sabe se o trigo plantado irá aguentar o frio extremo. 

 

 

 

Saiba o que é geada negra. Clique aqui

 

geadascelaine

Foto: Elaine Grolli - Santiago do Sul-SC

 

O frio intenso e a ocorrência de geada deixa os produtores muito preocupados em várias cidades do interior paranaense. A produtora rural Simone Ribas Vargas da cidade de Campina do Simão, no Paraná, disse que às 11hs da manhã desta segunda-feira, os canos de água ainda estavam congelados e não havia água nas torneiras para alimentar os animais. Veja como a geada cobriu os campos. 

 

 

 

No Paraná, o milho já contabiliza prejuízos causados pelo Clima e o produtor enfrenta uma safra muito complicada. Nas regiões agrícolas de Mariana e Sertaneja, na fazenda da produtora Carla Rossato, a geada desta segunda-feira foi muito semelhante a ocorrida entre o final de junho e início de julho que deixou um rastro de prejuízo. O teto do automóvel amanheceu coberto por uma grossa camada de gelo e o milharal amanheceu coberto com uma extensa camada de geada.

 

 

 

Previsão para os próximos dias

 

Na terça-feira (20), o frio ganha ainda mais força na Região Sul e no estado de São Paulo e a chance de geada aumenta, com exceção das regiões paulistas de Franca, Rio Preto e do litoral. Acompanhe os destaques e informações do tempo aqui           

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias