Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Forte frente fria traz chuva para vários estados brasileiros

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Cruz Alta (RS), por João Basso

4 min de leitura

Oferecido por

Uma grande forte frente fria avança sobre o Brasil nesta última semana de julho de 2021 trazendo chuva para vários estados brasileiros. Além disso, essa frente fria vem associada a uma intensa massa de ar frio de origem polar, que vai provocar dias de frio intenso no centro-sul do país, especialmente na Região Sul. É alto o risco de geada no final desta semana no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, e também em áreas de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, do Sul de Minas e no extremo sul do Rio De Janeiro.

 

Onde vai chover?

 

Nesta segunda-feira, 26 de julho, a chuva desta frente fria fica restrita ao Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte, incluindo a região da Grande Porto Alegre.

 

Na terça-feira , 27 de julho, esta grande frente fria provoca chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, e nas áreas ao oeste sul de Mato Grosso do, e no extremo sul de São Paulo.

 

O dia é de alerta para chuva forte na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho, no litoral sul catarinense e também na região do Planalto Sul de Santa Catarina.

 

O deslocamento desta frente fria provoca fortes rajadas de vento na Região Sul e também em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

 

Na quarta-feira, 28 de julho, as áreas de chuva desta frente fria ainda devem ser sentidas sobre muitas áreas do estado do Paraná, incluindo Curitiba, em todo o estado de São Paulo, na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, no sul de Minas, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro. 

 

A cidade do Rio de Janeiro deve ter pancadas de chuva a partir da tarde e a região da Grande São Paulo pode ter chover forte.

 

Durante a quinta-feira, 29 de julho, as áreas de instabilidade desta frente fria já estarão bastante enfraquecidas e é o ar frio de origem polar que se espalha e ganha muita força sobre o Brasil. Pode até nevar em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

A chuva na quinta-feira só deve cair de forma fraca a moderada no litoral norte de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na Zona da Mata mineira e no extremo sul da Bahia.

 

Na sexta-feira, 30 de julho, essa frente tecnicamente já estará na região de Salvador e aumenta as condições para chuva na região da capital baiana. Mas todo o litoral sul da Bahia ainda terá pancadas de chuva. O litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro ainda terão bastante nebulosidade e podem ter alguma chuva na próxima sexta-feira.

 

Será um dia extremamente frio no centro-sul do país, com muita geada ao amanhecer nos estados da Região Sul, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, no oeste, sul e parte do leste de São Paulo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias