Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestade Nepartak deixa Japão em alerta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por


O tufão Nepartak perdeu força e foi rebaixado para uma tempestade tropical, mas ainda deixa várias regiões do Japão em alerta para chuva forte e grandes ondas.  Por causa da aproximação deste sistema, que já causava ventania nesta segunda-feira, as provas finais do surfe foram adiantadas.

 

 

As provas de remo e de tiro com arco foram adiadas para depois que a tempestade passar.

 

 

Foto: imagem captada pelo satélite Himawari 8/9 em 27/7/2021, 6h30 UTC

 


O mapa da Agência Meteorológica do Japão (JMA), mostra a previsão de trajetória (linhas tracejadas) da tempestade, que deve cruzar o país. Às 6 UTC (3 h de 27/7/2021, em Brasília), o centro de Nepartak se movia para norte/noroeste (do mar para ao continente), com velocidade estimada em 15 km/h. O vento máximo foi estimado em 40 nós, aproximadamente  74 km/h, com rajadas de até 111 km/h.

 

 

Trajetória prevista para a tempestade tropical Nepartak

 


A previsão é de que, no meio da tarde de hoje, por volta de 18 UTC (15 h, em Brasília), esta tempestade ainda provoque rajadas de vento com até 111 km/h.


Na madrugada da quarta-feira, 28 de julho, Nepartak deve enfraquecer um pouco mais, mas as rajadas mais intensas ainda devem estar em torno dos 90 km/h. 


Para a madrugada do dia 29, a previsão do JMA é de que Nepartak continue enfraquecendo e deixe de uma tempestade tropical e se transforme em uma baixa pressão atmosférica simples.

 

 

O que é um tufão?


Tufões são sistemas meteorológicos iguais aos furacões que se formam no oceano Atlântico Norte e na costa oeste do México. Porém, no oceano Pacífico norte e noroeste, estes sistemas recebem o nome de tufão.

 

Os furacões e tufões são tempestades giratórias que se formam sobre áreas oceânicas que estão muito quentes, com temperatura da superfície da água do mar acima de 27°C.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias