Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo severo: saiba identificar fenômenos especiais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Tempo severo: saiba identificar um fenômeno especial

5 min de leitura

Oferecido por

Você talvez já tenha se encantado, se impressionado e fotografado tempestades, raios, grandes ondas, nuvens estranhas e assustadoras. Será que você registrou alguma nuvem rara? Será que você percebeu que estava diante de um fenômeno atmosférico especial e que poderia por a sua vida em risco?


Fenômenos naturais especiais podem ser realmente impressionantes, muito bonitos e também perigosos.

 

A situação de tempo severo pode ocorrer em qualquer lugar e saber identificá-la pode ser de grande ajuda para salvar vidas e até contribuir com os estudos dos cientistas. 

 

Então, se você tiver alguns conhecimentos prévios sobre como identificar as situações de tempo severo, poderá olhar de uma forma diferente para uma determinada cena atmosférica. 

 

Sinais do céu


O céu dá muitos sinais de perigo, mas é preciso saber olhar. Que tal aprender a “ver o tempo perigoso”?  É mais ou menos esta a ideia de um curso de extensão universitária bolado por professores do curso de meteorologia da universidade federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. 

 

O curso foi pensado para pessoas totalmente leigas em meteorologia e visa passar alguns conhecimentos práticos de como identificar um fenômeno de tempo severo para se proteger e saber como agir, mas além disso, como registrar a cena meteorológica. 


O projeto está alinhado com a divulgação e ampliação da REVOT - Rede Voluntária de Observadores de Tempestades - e para falar sobre tudo isto, o podcast O Clima entre Nós conversou com o professor Ernani Nascimento, da universidade federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele é um pesquisador na área de tempestades causadoras de vendavais intensos, granizos e tornados.


Você pode ouvir outros conteúdos do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas plataformas de áudio e no Youtube


Boa escuta!

 

 

 

 

Saiba mais sobre tornados e supercélulas

 

Saiba mais informações sobre o REVOT e o curso de observador meteorológico especial 

 

REVOT - Rede Voluntária de Observadores de Tempestades.

 

O que é?

 

É um projeto de extensão universitária do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria em colaboração com instituições parceiras dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. 

 

Objetivos do curso

 

Transmitir conhecimento para pessoas leigas em meteorologia para a identificação visual de nuvens de tempestades e, com isso, se anteciparem à possível ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos gerados por estes sistemas atmosféricos, como chuvas intensas, granizos e ventos fortes. O curso também aborda maneiras de registrar os fenômenos produzidos por tempestades de forma responsável e segura, e instrui sobre como (e a quem) reportar esta informação com maior precisão.

 

A quem se destina o curso de treinamento em observação de tempestades?

 

A qualquer pessoa curiosa acerca dos fenômenos atmosféricos, e que deseja aprender a identificar visualmente certas características das tempestades que ajudam a caracterizar suas intensidades e os fenômenos que as acompanham.

 

Há a necessidade de algum conhecimento prévio sobre  meteorologia para participar do curso?

 

Não. O curso é auto-contido, e fornece todo o conhecimento necessário para a identificação visual das principais características das nuvens de tempestades.

 

 

Duração do curso

 

O curso tem caráter intensivo, com duração total de 4h00 (1 manhã ou 1 tarde inteira).

 

 

Com que frequência o curso é ministrado?

 

O curso por enquanto é exclusivamente online (utilizando a ferramenta Google Meet) Será ministrado mensalmente a partir de outubro de 2021, porém, a frequência poderá aumentar se houver demanda.

 

Custo

 

O curso é gratuito.

 

Quando e como se inscrever?

 

A divulgação de datas e horários dos cursos, e da forma de inscrição, será feita através da página do curso de Bacharelado em Meteorologia da UFSM em www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/meteorologia/

 

Nos canais das redes sociais:

 Twitter em @meteoroUFSM e @prevots_svr

 

Facebook em www.facebook.com/ufsmmeteorologia

 

Instragram em @prevots_svr

 

 

 

Quem não puder assistir o curso em tempo real poderá acessar o conteúdo de outra forma?

Capítulos do curso serão gradualmente disponibilizados no canal do YouTube do curso de Graduação em Meteorologia em Meteorologia UFSM 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias