Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primavera 2021: previsão para a Região Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o  verão. 

 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. Este é um aspecto que se observa sobre a Região Centro-Oeste. Em anos normais, no decorrer da primavera, as pancadas de chuva à tarde e/ou à noite vão ocorrendo mais espontaneamente sobre a Região Centro-Oeste por causa do aumento do calor e principalmente pela crescente disponibilidade de umidade no ar

 

 

Primavera com La Niña

 

A primavera de 2021 será com o desenvolvimento de um evento de La Niña,  na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do Clima global apontam que este evento La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro.

 

Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão.  

 

O La Niña deve influenciar toda a primavera e o verão, porém, o fenômeno deve  voltar aos padrões normais (perder a característica Modoki) no fim do verão 2021/2022.

 

A Região Centro-Oeste poderá enfrentar nova onda de calor em parte de setembro e de outubro de 2021, mas não de forma tão intensa como a observado na primavera de 2020.

 

Confira a previsão para primavera de 2021 no Brasil para a Região Centro-Oeste do Brasil, com análise do meteorologista Filipe Pungirum, da Climatempo.

 

 

  

 

Resumo da previsão para a Região Centro-Oeste

 

Setembro: chuva dentro a acima da média em MS, em áreas do sul de GO e no centro-oeste /noroeste de MT; menos chuva do que a média nas demais áreas do Centro-Oeste do Brasil; temperatura acima da média histórica.

 

Outubro: volume total de precipitação no fim do mês dentro a acima da média em todo o Centro-Oeste; temperatura acima da média na Região, de forma geral.

 

Novembro: deve chover mais do que o normal em quase todas as áreas do Centro-Oeste; tendência de menos chuva que o normal no sul de MS e norte de GO; temperatura dentro a abaixo da média no Centro-Oeste, de forma geral;

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias