Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primavera 2021: previsão para a Região Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o  verão. 

 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. Em anos normais, no decorrer da primavera, as pancadas de chuva à tarde e/ou à noite vão ocorrendo mais espontaneamente sobre a Região Sudeste por causa do aumento do calor e principalmente pela crescente disponibilidade de umidade no ar. Além disso, a passagem de frentes frias também incentiva a formação de áreas de chuva.

 

 

Primavera com La Niña


A primavera de 2021 será com o desenvolvimento de um evento de La Niña,  na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do Clima global apontam que este evento La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro.

 

Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão. 

 

  O La Niña deve influenciar toda a primavera e o verão, porém, o fenômeno deve  voltar aos padrões normais (perder a característica Modoki) no fim do verão 2021/2022.

 

A temperatura do oceano Atlântico Sul, na costa das Regiões Sul e Sudeste do Brasil está ficando mais favorável ao avanço das frentes frias até ao Sudeste.

 

 

Confira a previsão para primavera de 2021 no Brasil para a Região Sudeste do Brasil, com análise do meteorologista Filipe Pungirum, da Climatempo.

 

 

 

  

Resumo da previsão para a Região Sudeste


Setembro: chuva dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste do Brasil; temperatura acima da média histórica.

 

Outubro: precipitação total ao fim do mês dentro a acima da média em quase toda o Sudeste; tendência de menos chuva do que o normal no ES e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha; temperatura a acima da média na Região, de forma geral.

 

Novembro: volume de chuva acima da média no norte de SP, centro-oeste e sul de MG, incluindo Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e centro-norte do RJ; tendência de menos chuva que o normal nas demais áreas; temperatura dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias