Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Super célula provoca temporais na Grande BH

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), Climaaovivo

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Belo Horizonte (MG), Climaaovivo

 

 

Temporais com muita chuva e ventania ocorreram em vários locais da Grande Belo Horizonte no fim da tarde da segunda-feira, 27 de setembro de 2021. A chuva mais intensa caiu sobre Betim. Na região de Icaivera choveu 63,3 mm em apenas 1 hora, entre 17 horas e 18 horas. A chuva intensa em pouco tempo causou inundação e alagamento. 

 

Em outro local da cidade, em Guanabara, choveu cerca de 40 mm no mesmo período. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN). Em Belo Horizonte, também choveu com trovoadas, mas com pouco volume. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 7,2 mm em 3 horas, entre 17 horas e 20 horas.

 

Além da chuva forte, com raios e trovoadas, fortes rajadas de vento foram observadas. Dos locais onde há medição regular, a rajada mais intensa foi de 72 km/h na região de Cercadinho, em Belo Horizonte, entre 17 horas e 18 horas, de acordo com o INMET. O aeroporto de Confins registrou uma rajada de 61 km/h, às 18h40 e em Ibirité, a rajada foi de 57 km/h, segundo o INMET.

 

 

Mesociclone

 

A ventania e a chuva forte foram provocadas por nuvens bastante carregadas que se formaram sobre a região da Grande Belo Horizonte. Mas desta vez houve uma formação especial: um mesociclone ou uma super célula. Além do calor, a presença de uma circulação de ventos no sentido horário, em torno de 5 km de altitude, que passava sobre Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo estimulou a formação desta nuvem especial.


Uma característica específica da nuvem tipo mesociclone é sua rotação. Isto pode ser visto claramente nas fantásticas imagens registradas por uma das câmeras do Climaaovivo. Confira o vídeo!

 

 

 

 

 

Previsão

 

A circulação ciclônica em níveis médios da atmosfera se afasta da região da Grande Belo Horizonte nesta terça-feira e o risco de formação de outra super célula diminui bastante. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer a partir da tarde na Grande Belo Horizonte, mas de forma passageira, em pequenas áreas. Faz calor e o sol aparece na maior parte do dia. 


O risco de chuva forte volta a aumentar a partir da tarde da quarta-feira, 29 de setembro, com a aproximação de uma frente fria. As condições para pancadas de chuva à tarde e à noite persistem até pelo menos o sábado.

 

 

Curiosidade

 

Este foi o segundo mesociclone que se formou nesta mesma região da Grande Belo Horizonte este ano. As imagens deste outro vídeo são do dia 5 de janeiro de 2021 e foram feitas pela mesma câmera que filmou o mesociclone da segunda-feira, 27 de setembro.

 

 

 

 

 

Como reconhecer uma nuvem perigosa

 

Aprenda a identificar nuvens especiais, que podem provocar fenômenos meteorológicos extremos e causar situações perigosas e até fatais.


O curso de meteorologia da universidade federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, está lançando em outubro um minicurso de observadores voluntários de tempestades. A primeira turma será no dia 2 de outubro, mas as vagas para este já estão  estão preenchidas. Porém, mais datas, com mais vagas serão anunciadas brevemente. A  inscrição é gratuita

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias