Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Compromisso europeu: restaurar mais de 4 milhões de ha até 2030

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Segundo a Comissão Econômica da ONU para a Europa, Unece, o desmatamento e a degradação já atingiram mais de 2 bilhões de hectares de terras no mundo todo. A situação não é diferente em países do leste europeu, que sofrem com danos causados por ataques de pragas, secas, incêndios e super-exploração

 

Restaurar essas áreas naturais é uma das soluções para a emergência climática atual, e essencial para a recuperação da biodiversidade.

 

Dados da União Internacional para a Conservação mostram que para cada dólar gasto na restauração florestal, existe um retorno de US$ 9. 

 

 

 

Desafio de Bonn 


Focando na Agenda 2030, países do leste e do sudeste europeu, como Albânia, Bulgária, Croácia, Montenegro, Polônia, Sérvia, Turquia e Ucrânia, acabam de firmar o compromisso para a recuperação de 4 milhões de hectares de terras nos próximos nove anos. 

 

Batizado de “Desafio Global de Bonn”, o projeto foi anunciado na terça-feira, 12 de outubro, num encontro organizado pela Unece e pela FAO, como parte da Década da ONU para a Restauração do Ecossistema.  

 

 

Ação climática


O novo projeto faz parte de um esforço global de conseguir a recuperação de 350 milhões de hectares degradados até 2030. No caso do leste europeu, os ministros dos países estão enfatizando a importância de se atingir o objetivo e assim, contribuir para o combate à mudança climática. 

 

A secretária-executiva da Unece, Olga Algayerova, declarou que esses esforços para recuperar florestas é “vital para aproveitar os importantes benefícios que as florestas geram para ecossistemas, economias, sociedades e para reforçar a ação climática”.  

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias