Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Terror nas alturas: forte turbulência atinge voo em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Fernando Brisolla, em São Paulo (SP)

3 min de leitura

Oferecido por

Foto de Fernando Brisolla, em São Paulo (SP).

 

Passageiros da companhia aérea Azul que saíram do aeroporto de Viracopos (Campinas) com destino a Presidente Prudente foram surpreendidos após a aeronave enfrentar uma forte turbulência na madrugada do último domingo (24). Devido às condições de tempo instável, o avião teve sua rota alterada e precisou fazer um pouso no aeroporto de São José do Rio Preto após um temporal impedir a chegada à Presidente Prudente.

 

Flightradar24

Imagem: Avião precisou mudar a rota devido as condições de tempo instável — Foto: Reprodução/Flightradar24

 

 

O que provocou a turbulência?

 

Fortes correntes de ventos se formaram associadas a uma junção de alguns fatores: a passagem de uma frente fria pela costa da Região Sul e Sudeste do Brasil, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai e o fluxo contínuo de calor e umidade vindo da Região Amazônica que auxiliaram na formação de uma linha de instabilidade entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e avançaram na direção do interior do estado de São Paulo, explica a meteorologista Dóris Palma. 

 

Grandes áreas de instabilidade que provocaram turbulência no interior paulista no último fim de semana. Foto: Goes-16

 

Linhas de instabilidade em geral são grandes aglomerados de nuvens de tempestade com grandes desenvolvimento vertical - as chamadas cumulonimbus - e carregam em sua bagagem fortes correntes de vento ascendente e subsidente além de uma grande quantidade de descargas elétricas, e associadas muitas vezes a ventos intensos em superfície.

 

Durante a noite de sábado (23) e a madrugada do domingo (24), fortes rajadas de vento, de até 90km/h foram identificadas em superfície em alguns pontos, inclusive próximos à localidade da rota do voo que saia de Campinas com destino à Presidente Prudente.

 

 

Tendência

 

Condições de tempo severo como esta vão se tornar cada vez mais frequentes ao longo dos próximos dias. Até o fim desta semana, novos temporais devem provocar chuva forte em áreas do interior paulista, especialmente no norte e oeste do estado e não se descarta a possibilidade de eventos como este acontecerem mais uma vez.

 

Por isso, a grande importância do monitoramento das condições de tempo severo na aviação. A plataforma SMAC auxilia na tomada de decisão de curto e curtíssimo prazo por meio de monitoramento e envio de alertas 24 horas por dia para condições de queda de raios, chuva forte ou vendaval para seu local ou área de atuação.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias