Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

SP, Sul do RJ e Sul de MG podem ter mais temporais nesta quinta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

Oferecido por

Conforme previsto pela Climatempo, fortes áreas de instabilidade se desenvolveram sobre o estado de São Paulo, no sudoeste e sul de Minas Gerais, sul do Rio De Janeiro e sobre o sul de Goiás. As pancadas de chuva foram muito volumosas provocando mais de 40 mm em apenas uma hora em várias áreas. Em alguns locais do sul de Goiás choveu cerca de 100 mm em apenas 12 horas 

 

 

Previsão para quinta-feira, 28 de outubro

 

Uma grande massa de ar quente seco está ganhando força sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do país, o que vai dificultar a formação das nuvens carregadas e a ocorrência de chuva. Essa massa de ar seco já está predominando sobre o norte mineiro e nesta quinta-feira, 28 de outubro, avança pelo interior do Sudeste e do Centro-Oeste do país e terá maior influência sobre o centro-oeste e norte de Minas, sobre o Distrito Federal e sobre o norte e leste de Goiás.  A previsão é de um dia com sol e sem chuva nestas regiões.

 

Nesta quinta-feira, o risco de temporais diminui em todas as regiões de Goiás, incluindo o sul do estado, no Triângulo Mineiro e em todo o centro, norte e oeste de Minas Gerais.  Porém, fortes áreas de instabilidade ainda poderão se formar entre o Sul de Minas, o centro-sul do Rio de Janeiro e o estado de São Paulo e também em outras áreas paulistas. Fortes pancadas de chuva podem voltar a ocorrer nessas áreas. Pode chover forte no Grande Rio

 

Boa notícia: a chuva na divisa entre SP e MG é bem-vinda para elevação do nível do sistema Cantareira, principal reservatório para abastecimento de água para grande São Paulo. 

 

O tempo mais instável nesta quinta-feira deve ser observado sobre o estado de São Paulo. Há risco de chuva moderada a forte em todas as regiões paulistas nesta quinta-feira,  28 de outubro. O centro-sul e leste do estado, incluindo regiões como a de Sorocaba, a Grande São Paulo e o litoral, passam esta quinta-feira com predomínio de céu nublado e chuva.

 

A imagem captada pelo satélite GOES-16, no fim da tarde de 27 de outubro de 2021, mostra as nuvens carregadas que cresceram sobre o sul de Goiás e na área entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

 

Nuvens com maior potencial para temporal aparecem em tons de vermelho e de azul claro (18h30 BRT, 27/10/2021

 

 

Volumes de chuva

 

Confira agora alguns volumes de chuva elevados que foram registrados nessas regiões pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia e também pelo Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

Itumbiara (GO): 103 mm em 12h (42h em 1h)

Rio Verde (GO): 74,8 mm em 12h 

Resende (RJ): 57,8 mm em 2h (44,2 mm em 1h)

Ituiutaba (MG): 62,8 mm em 12 h

Uberaba (MG): 57,2 mm em 3h (43 mm em 1h)

Poços de Caldas (MG): 51,0 mm em 1h

 

 

Temporal em Resende (RJ)

 

Em Resende, no Vale do Paraíba, no Sul Fluminense, após a forte pancada de chuva de 44,2 mm em 1 hora, a chuva persistiu por mais 6 horas, com moderada a forte intensidade. O total em 7 horas foi de 130,8 mm. O grande volume de água em pouco deixou várias ruas alagadas em Resende.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias