Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dezembro começa frio e com geada na Serra Catarinense

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto de Mycchel Legnaghi/Portal São Joaquim Online

 

O primeiro dia do mês que marca o início do verão começou frio e com geada na região do Vale dos Campos da Neve, na Serra Catarinense, a cerca de 3 km de São Joaquim. As condições de céu limpo ajudaram na perda de calor ao longo da madrugada e fizeram com que algumas regiões de baixada tivessem geada fraca, no entanto, segundo o Portal São Joaquim Online, não foram computadas perdas na agricultura.

 

Pelas estações do Epagri/Ciram, as menores temperaturas registradas na região foram de 4,9°C em Urupema e 5,9°C na cidade de Urubici. Pela estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mínima registrada foi de apenas 9,1°C.

 

Confira abaixo as imagens da geada na região de São Joaquim. Os registros foram enviados por Mycchel Legnaghi.

 

1

 

 

2

 

3

 

4

 

 

Geada em pleno dezembro? Por que isso acontece?

 

Segundo a meteorologista da Climatempo Ana Clara Marques, existem dois pontos importantes que precisam ser levados em consideração: o primeiro é que, em anos de La Niña, as geadas tardias são mais frequentes no Sul do país, devido à passagem mais rápida das frentes frias e o tempo mais seco na Região (anomalias negativas de precipitação). "As madrugadas de céu claro favorecem a perda radiativa, o que pode fazer a temperatura cair rapidamente chegando ao limiar para formar geadas. Elas costumam acabar rapidamente, ainda no começo da manhã, devido à insolação", explica.

 

Outro ponto é a Oscilação Antártica (AAO) positiva, indicando a expansão da atmosfera polar em direção a latitudes mais baixas. "Esse é um ponto que importante, pois favorece a entrada de um ar mais frio até os estado do Sul. A AAO esteve bem positiva a maior parte do ano, o que é comum em um evento de La Niña", finaliza a meteorologista.

 

Entenda a diferença entre clima e tempo 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias