Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O que é Alta da Bolívia?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Alta da Bolívia_151221

3 min de leitura

Foto: Satélite CPTEC - 15/12/21

 

O que é a Alta da Bolívia?

A Alta da Bolívia é um dos sistemas meteorológicos típicos do verão sobre América do Sul. É um sistema de alta pressão atmosférica identificado em torno de 10 km de altitude. O centro de sistema de alta pressão normalmente fica sobre a Bolívia, o que justifica o seu nome.

 

Este sistema é a circulação no sentido anti-horário, em altos níveis da atmosfera, que causa convergência nos níveis mais baixos também, favorecendo a formação de nuvens muito carregadas. 

 

A Alta da Bolívia um dos principais sistemas meteorológicos do verão e a responsável pelo estímulo de muitas áreas de instabilidade sobre o Brasil.

 

Este sistema também é um dos maiores responsáveis pela formação do VCAN no Nordeste Brasileiro e é parte da circulação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul.

 

Formação da Alta da Bolívia

O anticiclone se estabelece na região da Bolívia apenas durante o verão, depois já se desloca para dentro do continente da América do Sul no decorrer da estação. Durante o outono, o anticiclone na alta troposfera ou atmosfera se desloca em direção ao Oceano Atlântico, desaparecendo completamente no inverno e ressurgindo na primavera com centro na Amazônia.

 

A Alta da Bolívia, no verão, está fortemente associada ao forte aquecimento da superfície na região da Bolívia ou do Altiplano Boliviano, durante a estação mais quente do ano. Assim, a coluna troposférica aquece e, consequentemente, gera o anticiclone em altos níveis nessa região, pois há uma liberação maior de calor latente e sensível da superfície para a atmosfera.

 

Leia também:

O que é ZCAS e como este sistema se forma?

 

 

+ mais notícias