Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Vulcões: a conexão das profundezas da Terra com a atmosfera

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por


Os vulcões estão muito mais conectados com a atmosfera do que imaginamos. Podem resfriá-la, mas também podem ajudar a aquecê-la.  

 

Erupções vulcânicas violentas podem levar para a atmosfera uma pluma de dejetos tão densa, que é capaz de impedir a entrada dos raios do sol levando a um resfriamento da atmosfera. Foi assim com a explosão do vulcão Ilopango, em El Salvador, entre os anos de 530 e 540.

 

Em um passado bem mais recente, a explosão do vulcão Pinatubo, nas Filipinas, em junho 1991, também deixou uma densa nuvem de aerossóis que persistiu na alta atmosfera diminuiu a temperatura global.

 

Em 19 de setembro de 2021, a erupção Cumbre Vieja despertou a atenção também dos brasileiros por causa de uma remotíssima possibilidade de tsunami que poderia chegar ao país.

 

Vulcões estão aí para nos lembrar que o planeta Terra está vivo. Quando um vulcão explode, os meteorologistas ficam atentos porque isso pode causar problemas no tráfego aéreo em determinadas regiões do globo. 

 

Você sabe como nascem e morrem os vulcões? Normalmente dizemos que as explosões vulcânicas afetam a atmosfera terrestre. Mas será que a mudança climática, o aquecimento do oceano poderiam influenciar os processos vulcânicos?

 

Estas e outras questões muito interessantes são abordadas neste episódio do podcast O Clima entre Nós, com a geóloga Letícia Guimarães. Ela é formada pela universidade de São Paulo, com doutorado também pela USP e intercâmbio na universidade de Munique. É especialista em risco geológico e mudança climática pela universidade de Genebra e atualmente atua na área de vulcanologia."

 

 

Conheça um pouco sobre a fascinante vida dos vulcões.

 

 

 

Todos os episódios do podcast O Clima entre Nós podem ser encontrados no site da Cimatempo, no nosso canal do Youtube e nas principais plataforma de áudio

 

O artigo citado pela entrevistada pode ser lido aqui (em pdf).

Boa escuta!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias