Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Salvador teve a primavera mais chuvosa em 32 anos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Jamile Cesar - Salvador - BA

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Jamile Cesar - Salvador - BA

Por Fabiene Casamento e Paula Soares

  

Salvador (BA) registrou a primavera com o maior volume de chuva dos últimos 32 anos. Com 694,4mm acumulados nesta primavera de 2021, este foi o maior valor desde 1989, quando a cidade acumulou 726,8mm na mesma estação, segundo dados da estação convencional do INMET. Vale lembrar que na primavera de 2020 choveu pouco, em torno de 239,7mm e a sua Climatologia da é de 303,3mm.


Vale lembrar que a primavera deste ano começou no dia 22/09 e foi até as primeiras horas da tarde do dia 21/12/2021.

 

 

Chuva de dezembro de 2021 na Bahia

O destaque em dezembro foi no sul da Bahia, como em Itamaraju, com 611,8mm de chuva acumulada entre os dias 01 e 20 de dezembro, causando muitos estragos. Este foi o maior volume registrado no estado e uns dos maiores pelo país neste mês. Isso representa mais do que o quádruplo da sua climatologia de dezembro, de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

 

image (4) Acumulado de chuva em dezembro de 2021 na Bahia. Fonte: Cemaden

 

Previsão do tempo para os próximos dias na Bahia

Os próximos dias serão chuvosos sobre a Bahia, com riscos de temporais, inclusive em Salvador. Há condições para a formação de um corredor de umidade mais persistente que será organizado por uma frente fria, que ficará estacionada sobre a costa da Bahia no Natal. Então, até lá, muito volume de água é esperado, com mais de 250mm do oeste ao sul do estado. Atenção também no litoral e na Região Metropolitana de Salvador, com mais de 100mm previstos.

 

download (1)

Acumulado de chuva previsto entre os dias 21/12 e 25/12/2021 no Brasil. Fonte: GFS (Global Forecast System). Previsão dia a dia.

 

 

ba

Acumulado de chuva previsto entre os dias 21/12 e 26/12/2021 na Bahia.Fonte: WRF Weather Research and Forecasting Model

Veja também: Vídeo Saiba como se mede a chuva

 

Vale salientar que a frente fria se estaciona mais facilmente pela costa da Bahia, devido a influência do gradiente ou diferença da temperatura da superfície do mar, que na faixa Tropical do Atlântico Sul está mais quente que o normal e na faixa do Atlântico na altura da faixa norte do Sudeste está mais fria que o normal. Além disso, como na costa da Bahia as temperaturas estão 1°C acima da sua média, isso contribui para a maior evaporação da água do mar e consequentemente aumento do vapor d'água na atmosfera, assim quando há sistemas mais organizados na região contribuem num maior volume registrado, como ocorrerá nos próximos dias pela BA.

 ssta_animation_30day_large

Anomalia da temperatura superficial do mar. Fonte: NOAA

 

 

Confira também: Verão 2022 - previsão para todas as Regiões do Brasil

 

Mais detalhe da previsão: Chuva volumosa persiste em MG e BA até o Natal

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias