Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Minas Gerais registra volumes de chuva expressivos em 2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Minas Gerais passou por semanas de tempo muito instável e chuvas volumosas em grande parte do estado. A formação de diversas ZCAS - Zonas de Convergência do Atlântico Sul - próximas ao Sudeste do país, tiveram grande influência nessa condição de tempo. 

 

De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia e o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, até está quinta-feira, dia 13 de janeiro, as cidades que registraram os maiores volumes de chuva do país, estão situadas em Minas Gerais. Confira no gráfico quais foram as cidades e quais os volumes de chuva registrados, do início do ano até agora. 

 

WhatsApp Image 2022-01-13 at 10.27.48.

Gráfico com os maiores acumulados de chuva (mm) do BR de 01/01/2022 até 13/01/2022 

 

Nos três municípios, Florestal, Brumadinho e Betim, a chuva praticamente triplicou com relação à média Climatológica das cidades. Toda essa chuva ocasionou muitos transtornos no estado mineiro, como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de morros e encostas e deixou pessoas desabrigadas em algumas áreas. 

 

Tendência 

A tendência é que a chuva perca força ao longo dos próximos dias e o tempo fique firme em grande parte de Minas Gerias até meados da próxima semana.

 

A chuva só vai persistir nas áreas mais ao sul do estado, Zona da Mata e parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas as pancadas vão ocorrer sem grandes acumulados e de forma mais pontual, intercalando com períodos de melhoria. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias