Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atividades minerais paralisam com a chuva de janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O setor de construção e mineração corresponde a uma atividade econômica e industrial de extrema importância no país. Inclusive, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), desde 2017, o número de autorizações para operação de empresas de mineração vem aumentando cada vez mais. No ano passado, o crescimento foi bastante expressivo e a ANM concedeu 825 licenças.

 

Porém, a ANM declarou que só autoriza a exploração das áreas depois do licenciamento ambiental. É necessário fiscalização, tanto da ANM, quanto dos órgãos ambientais, que normalmente são estaduais. Isso é importante para monitorar os impactos e efeitos ambientais que as operações de mineração podem causar ao meio ambiente e nas comunidades vizinhas.

 

Além disso, outro fator importante é que as operações dos setores de Construção e Mineração costumam ser realizadas à céu aberto, e por isso, as condições de tempo e Clima impactam, muitas vezes, negativamente. O acompanhamento da previsão do tempo também é de extrema importância para minimizar riscos e vulnerabilidade de projetos através de ajustes no planejamento.

 

 

Mau tempo

Entre o final de 2021 e o começo de 2022, ocorreram vários episódios de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que provocaram chuva volumosa sobre o país. Os estragos foram grandes, não só pelo volume de chuva, mas também pela grande quantidade de raios e a ventania.

 

download (8)

 

E com a condição de mau tempo citada acima, os impactos no setor foram catastróficos. Apenas em MG, algumas cidades do quadrilátero ferrífero registraram mais de 500mm de chuva, como podemos observar no mapa de acumulado de chuva dos últimas 30 dias. O grande volume de chuva provocou inúmeros transbordamentos de rios e algumas barragens, além da paralisação das atividades minerais, queda de pontes, entre muitos outros transtornos.

 

SMAC

Pensando nessa problemática, a Climatempo possui o SMAC (Sistema de Monitoramento e Alerta da Climatempo), ferramenta que permite acompanhar em tempo real o avanço de tempestades em qualquer localidade do Brasil. Essa plataforma auxilia nos avisos com antecedência, para evitar riscos de vida e atrasos/perdas nas operações por conta de chuva forte e/ou raios. Tudo isso com o envio de alertas via SMS, Telegram, Push ou e-mail que comunica os operadores diante das condições de tempo severo na sua localidade.  

 

Para conhecer mais e contratar este produto, entre em contato com um de nossos consultores.

 

Aproveite e conheça nossa página de Construção e Mineração no Linkedin!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias