Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

RJ tem sensação térmica próxima a 50ºC antes de mudança no tempo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Os últimos dias foram de muito calor no Rio De Janeiro, e nesta quinta-feira, dia 27, a capital fluminense registrou a segunda tarde mais quente do ano. A máxima chegou aos 38,1ºC de acordo com dados da estação automática da Vila Militar (INMET - Instituto Nacional de Meteorologia).

 

A tarde mais quente do ano foi registrada em 18 de janeiro, e a temperatura foi de 38,2ºC, também pela estação automática da Vila Militar (INMET).

 

A sensação térmica na cidade chegou aos 48,0ºC segundo o Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro. 

 

Leia também: PR em alerta para chuva frequente e volumosa nos próximos dias 

 

Previsão

O tempo muda um pouco ao longo do fim desta semana. A chegada de uma frente fria na costa do estado de São Paulo, canaliza um corredor de umidade que vem da região norte do Brasil, o que dará origem a uma nova ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul. O sistema vai espalhar instabilidades por parte do Sudeste, o que inclui o Rio de Janeiro. 

 

O que é a ZCAS e como este sistema se forma? 

 

Há condição para chuva volumosa e persistente sobre a capital fluminense. À partir desta sexta-feira, dia 28, a temperatura cai, se comparada aos últimos dias, mas ainda faz calor e a sensação será de abafamento. 

 

A chuva mais expressiva vai ocorrer entre o sábado e o domingo, dias 29 e 30, podendo ocasionar transtornos como alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios e córregos. 

 

No início da semana as instabilidades perdem força e a chuva volta a ocorrer de maneira menos intensa e mais irregular. 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias