Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Qualidade do ar piora muito na Grande São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A qualidade do ar piorou muito na Grande São Paulo por causa da falta de chuva e do ar parado. A capital paulista já está sem nenhuma chuva desde o dia 15 de maio.

 

Na tarde de ontem, 26 de maio, a Companhia Ambiental do estado de São Paulo (Cetesb) registrou qualidade do ar ruim na região de Osasco, por causa da alta concentração de MP2,5, material particulado fino. Este é o tipo de poluente muito nocivo ao nosso corpo. Por serem muito pequenas, estas partículas entram mais facilmente pelas vias aéreas superiores e podem se alojar nos alvéolos, que são a parte mais profunda dos pulmões. 

 

Estações medidoras da Cetesb localizadas na USP/Ipen, em Congonhas, no Ibirapuera, Perus, Pinheiros e Santana apresentaram qualidade do ar moderada por causa de MP2,5

 

A foto abaixo mostra o horizonte da cidade de São Paulo às 9 horas de 26 de maio de 2022. A faixa escurecida na parte inferior do azul do céu é a camada de poluição.  A falta de chuva e o ar parado fizeram a qualidade do ar piorar na Grande São Paulo.

 

Foto: São Paulo (SP), por Marcelo Pinheiro

 

Sexta-feira seca na Grande São Paulo
 

As condições do tempo hoje não mudam na Grande São Paulo, em relação à ontem. Com ar parado e sem perspectiva de chuva para esta sexta-feira e para amanhã, sábado, a situação não deve melhorar nada. O nível de poluição pode até aumentar.

 

Frente fria à vista
 

Para melhorar a qualidade do ar, é preciso esperar a chegada de uma frente fria no próximo domingo para movimentar a atmosfera novamente. O vento vai ajudar a diminuir a concentração de poluentes, mas só a chuva da segunda-feira, 30 de maio, vai “salvar a pátria” e fazer a faxina na atmosfera, lavando o ar dissipando a poluição

 

 

Poluição: você pode morrer disso
 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição atmosférica é responsável por cerca de 7 milhões de mortes anualmente no mundo;  90% da população mundial respira ar com níveis de poluentes que excedem os limites indicados

 

Poluição mata e a ciência não tem mais dúvida sobre isso.

 

 

 

 

O que é MP 2,5?
 

De acordo com informações da Cetesb, MP é a abreviatura de material particulado. O MP é constituído por um conjunto de poluentes como  poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. 

 

  • O material particulado 2,5 (MP2,5) significa que as partículas têm um diâmetro igual ou menor a 2,5 microns. O mícron é uma unidade de medida muito pequena.
  • O nome vem do grego mikros, que significa pequeno.
  • Um mícron equivale à milésima parte do milímetro, sendo portanto um milionésimo do metro.
     

O tamanho das partículas está diretamente associado ao seu potencial para causar problemas à saúde. Quanto menor for o tamanho do poluente, maiores são os efeitos provocados na saúde humana. O particulado pode também reduzir a visibilidade na atmosfera. 

 

A combinação da baixa umidade do ar e alta concentração de poluentes frequentemente causa problemas respiratórios por causa do ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias