Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região Sul do Brasil fica em alerta na segunda semana de agosto

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

A chuva já se espalhou sobre parte do Sul do Brasil neste fim de semana e ainda há expectativa para chuva moderada a forte, até com risco de temporais nesta segunda-feira, principalmente no litoral norte gaúcho, leste catarinense e interior do Paraná. A capital Florianópolis deve ter os maiores acumulados.

 

Mesmo assim, também chove forte por várias áreas do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre e também no leste do Paraná, incluindo Curitiba.

 

A semana começa com predomínio de céu nublado e faz frio na Região Sul do Brasil. Na terça-feira (09), um intenso sistema de baixa pressão atmosférica se aprofunda sobre o leste da Região Sul e reforça a instabilidade. Com isso, entre terça e quarta, a previsão é de mais chuva e com alto potencial para volumes elevados no leste do Paraná, de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. 

 

 

A Climatempo alerta para chuva forte e volumosa até quarta-feira (10), intensa atividade elétrica (raios) e ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 80 km/h na quarta (10).

 

Os maiores volumes serão observados no leste de SC (vale do Itajaí, Grande Florianópolis e sul do estado) e litoral norte no RS, onde os acumulados ficam entre 140mm e 180mm.

 

Atenção! Grande parte dessa chuva cairá entre a tarde de terça e a manhã de quarta, causando grandes transtornos.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para mar agitado e risco de ressaca entre quarta e sexta-feira. 

 

GettyImages_frio_nevoeiro_chuva

GettyImages

 

Frio

A chuva perde força em grande parte da Região ao longo da quinta-feira, mas com o avanço da massa seca de origem polar, o destaque será o frio no fim da semana. O sol volta a aparecer, mas as temperaturas não conseguem subir.

 

A quinta-feira será um dia com alto potencial para formação de nevoeiro no começo do dia. Várias áreas do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná podem amanhecer com a visibilidade prejudicada, inclusive Porto Alegre.

 

Outro destaque é a condição para geada no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná na quinta-feira(10). Na sexta pode gear na Campanha Gaúcha e na região norte do Rio Grande do Sul, Planalto Catarinense e centro-sul do Paraná.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias