Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atmosfera esfria mais e Sul do BR pode ter neve nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A semana começou com temporais na Região Sul e a chuva ainda segue concentrada no estado de Santa Catarina e do Paraná nesta terça-feira. A umidade persiste pelo menos até a quinta-feira (18) na Região, mas com as instabilidades perdendo força, o ar frio de origem polar volta a atuar. A semana vai terminar com frio intenso, geada e até neve no Sul.

 

Chuva forte, granizo e rajadas de vento de 120km/h 

 

A passagem de uma frente fria e a circulação de ventos reforçam as instabilidades no Sul do Brasil nesta terça-feira, portanto o risco de temporais ainda persiste em Santa Catarina e no Paraná. Enquanto no Rio Grande do Sul, a chuva já perde força.

 

Na quarta-feira (17), a chuva forte persiste em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais. O sol consegue aparecer mais ao longo do dia no estado gaúcho, mas a nebulosidade aumenta e já volta chover a partir da tarde em todas as áreas, com a aproximação de uma nova frente fria. 

 

Alerta: temporais, ventania e frio intenso nos próximos dias

 

Frio intenso 

A frente fria já se afasta na quinta-feira, mas com a umidade que ainda persiste na Região, e a entrada dos ventos frios de uma intensa massa de ar polar, a tendência é de uma queda bem acentuada de temperatura, que pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chance existe entre a noite de quinta e a madrugada da sexta-feira (19). 

 

A chuva continua concentrada no leste e litoral do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Será um dia de céu mais encoberto e com chuva em vários momentos nestas regiões. Por outro lado, no oeste gaúcho já não chove no decorrer do dia.

 

Foto: GettyImages

 

Risco de geada

A chuva perde intensidade na sexta-feira (19), mas o frio persiste. Na retaguarda da frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. O risco de geada aumenta em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas. Até Porto Alegre pode registrar geada no começo do dia. O fenômeno pode ser registrado também no sábado (20), de forma ampla, nos três estados, com exceção apenas para as áreas litorâneas e as capitais.

 

Ventos fortes e mar agitado

Os ventos aumentam na Região, devido à passagem da frente fria pelo oceano e a intensificação da circulação dos ventos. O interior do Paraná e de Santa Catarina, áreas do norte, centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, podem ter rajadas de 40 a 60 km/h na terça-feira. A partir de quinta, as rajadas aumentam e podem chegar até 90 km/h na região do Vale do Itajaí, no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (19), os ventos perdem intensidade, mas ainda podem ocorrer rajadas moderadas de 40 a 60 km/h na Região. 

 

O mar também fica agitado no litoral da Região Sul, as ondas ficam entre 3,0 e 3,5m no litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina, entre 2,5 e 3,0 nas demais áreas do litoral gaúcho, e entre 2,0 e 2,5m no litoral do Paraná.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias