Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria provoca rajadas de vento sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Nesta quarta-feira (17), a atuação de uma frente fria continuará causando chuva intensa, com raios e fortes rajadas de ventos de 50 a 60 km/h sobre os estados da Região Sul, Mato Grosso Sul e oeste de São Paulo.

 

Amanhã, (18/08), uma nova frente fria avança sobre a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste causando chuva forte acompanhadas de descargas elétricas e ventos intensos. As áreas mais afetadas compreendem os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com rajadas de vento fortes de 50 a 70 km/h no litoral do Sul e do Sudeste. 

 

Durante a sexta-feira (19/08), este sistema seguirá avançando e causará chuva moderada a forte nos estados de São Paulo e do Rio De Janeiro. A partir da noite de sexta-feira (19/08) e durante o sábado (20/08), os ventos fortes de 50 a 60 km/h ficam mais restritos ao litoral do Sudeste.

 

GettyImages-170043742

Foto: Getty Images

 

A passagem deste sistema na Região Sul e no Sudeste poderá provocar diversos impactos. No setor de geração de energia, o mesmo pode se beneficiar por meio da maior velocidade do vento e mais potencial de geração dos parques eólicos localizados no Rio Grande do Sul. No entanto, a ocorrência de ventos fortes podem causar a interrupção do fornecimento de energia nas cidades e deixando muitas pessoas sem luz, ocasionando em diversos problemas para as distribuidoras de energia.

 

Após a passagem deste sistema, uma massa de ar frio avança derrubando as temperaturas nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e aumenta o risco de geada ampla no Sul do país.

 

Quer saber como setor de energia da Climatempo pode te ajudar?

A Climatempo possui um produto robusto que auxilia as empresas a saberem de diversas informações meteorológicas em tempo real. Clique aqui para saber mais!

 

Além disso, possuímos uma comunidade exclusiva para debater sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Você tem interesse no assunto? Clique aqui e faça parte da nossa comunidade e do nosso grupo no whatsapp.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias